AGENDA 2020

GIRAS CANCELADAS DEVIDO A PANDEMIA

26/09 (Sáb) - 19h - Festa de Cosme e Damião

24/10 (Sáb) - 19h - GIRA DE PRETOS VELHOS

21/11 (Sáb) - 19h - GIRA DE BAIANOS

19/12 (19h) - GIRA DE EXUS

(senhas entregues das 18:45h às 19:00h)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

CEU de Ogum realiza seu primeiro Batizado!


Axé! Irmãos na fé dos Orixás, é com muita alegria que divulgamos a primeira cerimônia de Batismo realizada em nosso terreiro. Com direito a todas as formalidades que a situação requer. Desde convidados externos, decoração especial e, até, almoço de confraternização, a cerimônia aconteceu na bela manhã do dia 14 de fevereiro deste ano. Nossos guias, abençoados pela Luz de Oxalá, iniciaram a vida religiosa de três crianças: Luiza (5 meses), Marina (2 anos) e Gustavo(3 meses). Com o auxilio de todo o grupo de colaboradores do CEU de Ogum, sem o qual nada seria realizado, os padrinhos e madrinhas terrenos testemunharam esta sagrada união com o divino. Agradecemos a Oxalá, Zambi e Obatalá por este evento e por muitos que ainda virão! Salve Ogum!


O SIGNIFICADO DO BATISMO:

Seja na Umbanda ou em qualquer outra religião cristã, batismo significa recomeço. Depois de reencarnado na matéria, é o primeiro passo do ser humano no caminho de volta ao Criador. É o primeiro sacramento de Fé, dentro da religião que se deseja seguir. É o despertar da alma. O Batismo nos dá a graça santificante, ou seja, a presença de Deus em nosso coração. Recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, ensinadas na Umbanda, que formarão nosso caráter. É o primeiro laço com as entidades, com os Espíritos de Luz e com os sagrados Orixás. Orixás que estarão sempre do nosso lado, dando a Proteção e a Luz necessária para guiar nossas vidas! Saravá todos os Orixás! Axé!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Histórias de "Nego Véio"


Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.
Foram primeiro ao inferno:
Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas. Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. Todos estavam aflitos e o sofrimento era grande.
Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu.
Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta e as mesmas colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento... "Eu não compreendo", disse o homem a Deus, "por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?
Deus sorriu e respondeu:
"Você não percebeu? É Porque aqui eles aprenderam a Dar comida uns aos outros."

domingo, 23 de maio de 2010

Como sempre: os caboclos!


Saravá a todos os irmãos e irmãs! Como sempre, mais uma vêz, foi graças aos caboclos que mais um passo foi dado em nossa trajetória espiritual: a nossa participação no mundo virtual da internet. Com a ajuda e o incentivo de amigos (salve irmão Ricardo de Oxóssi) resolvemos publicar este blog para, além de divulgar nossa querida Umbanda, trazer as últimas notícias do CEU de Ogum.

Inauguramos hoje, e em primeiro lugar gostaria de agradecer a toda a falange da Linha dos Caboclos pela proteção recebida (trabalho de caboclos aconteceu ontem 22 de maio de 2010)! Caboclos estes, que podemos chamar "caboclos de Ogum", não só por trabalharem no CEU de Ogum (Centro Espírita de Umbanda Ogum Sete Espadas, em Guaíra-SP), não só por realmente estarem sob a poderosa vibração de nosso Santo Guerreiro (São Jorge), mas principalmente por sempre permitirem que as "coisas" aconteçam e se concretizem, talvez não da maneira idealizada por nós (meros ignorantes imediatistas deste plano material), mas que, de uma ou outra forma, conseguimos realizar de coração e com muita devoção e respeito a Lei de Oxalá!

Salve os Caboclos! Salve Ogum! Até a próxima! Axé!