Gira de Caboclos e Homenagem a Oxosse - 24/01/2015
Oxóssi é o orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. Representado nas florestas com seu arco e flecha.
Tudo que pertence à Natureza, especificamente as matas e o reino animal têm a ação de Oxossi. Ele que é o conhecedor das ervas e o grande curador.
No sudeste do Brasil, Oxossi é sincretizado a São Sebastião. Quanto ao sincretismo, a história informa que São Sebastião nasceu em Milão e foi oficial da guarda pretoriana em Roma. Foi cristão convicto e ativo e por esse motivo padeceu também sob o domínio do imperador Diocleciano. Denunciado como cristão, São Sebastião foi levado perante o imperador e confessou publicamente a sua fé em Jesus Cristo. Acusado de traição foi condenado a morte. Amarrado a um tronco teve seu corpo varado por flechas. No dia seguinte constataram que não havia morrido. Levado novamente frente a Diocleciano, reafirmou novamente a sua fé, o imperador mandou então açoitá-lo até a morte. No dia 20 de janeiro é comemorado o dia de São Sebastião, e consequentemente, são feitas as homenagens a Oxosse.
Este ano, no C.E.U. de Ogum Setem Espadas
a homenagem ao nosso Pai Oxosse foi realizada em 24 de janeiro, juntamente com a Gira de Caboclos.