AGENDA 2020

GIRAS CANCELADAS DEVIDO A PANDEMIA

26/09 (Sáb) - 19h - Festa de Cosme e Damião

24/10 (Sáb) - 19h - GIRA DE PRETOS VELHOS

21/11 (Sáb) - 19h - GIRA DE BAIANOS

19/12 (19h) - GIRA DE EXUS

(senhas entregues das 18:45h às 19:00h)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

A UMBANDA TEM BÍBLIA!




Por que sua religião não tem uma Bíblia?

Fantástica essa pergunta... aliás para que serve a Bíblia, o que traz esse livro tão conhecido???
Segundo a definição encontrada no site Wikipédia a Bíblia constitui “uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o Cristianismo, em que se narram interpretações religiosas do motivo da existência do homem na Terra. É considerada pelos cristãos como divinamente inspirada, tratando-se de importante documento doutrinário.” (Wikipédia, 2016)
Bíblia é um termo que deriva do grego “biblion“, que significa livro ou rolo. Desta maneira, algumas religiões usam esta palavra para nomear o livro sagrado que guiam seus princípios (Bezerra, 2016). Existem inúmeros livros sagrados atualmente, portanto fica difícil precisar quantos existem em todo o mundo, mas três deles são sem dúvida os mais conhecidos: a Bíblia, o Torah e o Alcorão. A Bíblia constitui o livro sagrado do Cristianismo, o Torah o Judaísmo e o Alcorão o Islamismo. Nós Umbandistas, pertencente a uma religião Cristã, não temos exatamente um “Livro Sagrado”. apesar disto, o número de livros, textos e sites a respeito da Religião, seus Princípios e suas Crenças vêm aumentando a cada dia.
O livro Pérolas de Aruanda, de Danilo Guedes, traz um relato fantástico sobre o tema. Ao passar por uma discussão, o autor foi questionado “Por que sua religião não tem uma Bíblia?” Sem saber o que responder naquele instante, o silêncio foi o que restou. Alguns dias depois, em uma Gira veio a resposta. Segue aqui o conteúdo:
”É chegada o dia da Gira de Exu-Velho, os sábios Tatás que recebemos em nossa Sagrada Umbanda, e posso dizer a vocês de coração, realmente que sabedoria eles possuem.
...Os atendimentos são iniciados, os passes de limpeza, de cura, de incentivo, etc e a dúvida martelando em minha mente, até que uma voz meio idosa que saía do fundo da alma no meio do vazio dizia-me: -Sossega “burro novo”, acalme-se que depois nos conversamos, temos muito trabalho pela frente... Após os atendimentos é chegada a hora dos esclarecimentos.
Então o Sr. Exú-Velho com toda a sua Divina sabedoria dá a sua palavra...
... quando lhe perguntarem “Qual é a sua Bíblia?” você calmamente sorri e responde:
-A minha Bíblia é imensa e chama-se Natureza, uma única e verdadeira obra, feita pelas mãos do grande Criador do Universo, onde seus capítulos e versículos são:
A Cachoeira
O Lago
O Mar
A Mata
O Céu
A Pedreira
O Caminho
O Fogo
A Terra
A Chuva
O Vento
O Dia
A Noite
A Vida
A Morte

Onde tudo que precisamos saber está escrito nela, e já faz um bom tempo que foi escrito, antes mesmo de aparecer a nossa escrita. E que tudo isso é obra do Divino Criador do Universo, onde devemos o devido respeito. Ela é a nossa Bíblia, ela é a Bíblia do Umbandista. Por estas poucas, e sábias, palavras eu agradeço ao Sr. Exu-Velho...” (Guedes, 2013)


Bibliografia

Bezerra, K. (29 de novembro de 2016). Estudo prático. Fonte: Estudo prático: http://www.estudopratico.com.br/descubra-quantas-biblias-existem-no-mundo/
Guedes, D. L. (2013). A Bíblia do Umbandista. In: D. L. Guedes, Pérolas de Aruanda (p. 148). Paulo Brazil Mazzeo.
Wikipédia. (29 de novembro de 2016). Wikipédia. Fonte: Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

 CEU Ogum Sete Espadas nos festejos de Yemanjá

Praia Grande - Dez/2016



Graças ao especial convite do Pai Joãozinho Galerani (ARMAC) e Pai Reginaldo (FEUCEM) tivemos a honra e grande alegria de prestigiar Mamãe Yemanjá numa Gira iluminada com harmonia dos Orixás e Guias de Luz de diversas linhas que se manifestaram nos filhos de Santo de mais de dez casas de AXÉ, Terreiros e Templos de Umbanda e Candomblé.


Todos reunidos sob uma única Tenda, nas areias abençoadas da Praia Grande-SP, o verdadeiro sentido de "povo do axé" marcou presença, com amor, fé, aprendizado mútuo e principalmente RESPEITO às diferentes tradições religiosas de matriz africana.  



Embalados pela majestosa voz de um dos maiores ícones da música de santo, Pai Elcio de Oxalá, os trabalhos se estenderam madrugada afora com muito axé e alegria, típicas da sagrada religião...


Obrigado a todos Babás e Yás que estiveram presentes, a sua benção! Odoiá Mamãe Yemanjá! Saravá todos os Orixás! Salve as linhas da Umbanda! Salve o CEU Ogum Sete Espadas! Axé!