AGENDA 2020

GIRAS CANCELADAS DEVIDO A PANDEMIA

26/09 (Sáb) - 19h - Festa de Cosme e Damião

24/10 (Sáb) - 19h - GIRA DE PRETOS VELHOS

21/11 (Sáb) - 19h - GIRA DE BAIANOS

19/12 (19h) - GIRA DE EXUS

(senhas entregues das 18:45h às 19:00h)

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Campanha de arrecadação de Fralda Geriátria para o Asilo de Guaíra-SP


Este mês estamos em campanha de arrecadação de Fraldas Geriátricas (Tamanhos M, G e GG) para o Asilo de Guaíra (Centro de Ação Social Nossa Senhora Aparecida). Quem quiser colaborar basta levar na próxima Gira de Baianos, Boiadeiros e Marinheiros no dia 18/11/2017, às 19h, no CEU Ogum 7 Espadas.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Mukuiu NZambi a todos!

Aqui está o Convite para a Homenagem aos Santos Juninos e Terço do Pai Benedito que sera realizado no dia 29/07/2017, a partir das 19 horas, no terreiro CEU Ogum Sete Espadas.

Pedimos a todos para trazer um prato típico de Festa Junina (quitanda doce ou salgada) e Uma vela branca por pessoa para o Ritual da Bandeira dos Baianos/Xangô/Exu e Fogueira de Ayrá!

Também haverá atendimento com senhas pelas linhas de Baianos, Marinheiros e Boiadeiros, com direito a comida típica (Paçoca de Carne Seca) pilada no Pilão de Xangô!

Convide seus familiares e amigos, vem receber e compartilhar este AXÉ!

quinta-feira, 18 de maio de 2017

2ª PROCISSÃO DE OGUM E ANIVERSÁRIO DO TERREIRO


Foi realizada no dia 22/04/2017 a 2ª PROCISSÃO DE OGUM na cidade de Guaíra-SP. O cortejo, levando o andor com a imagem de São Jorge, Santo Guerreiro, Ogum (para os Umbandistas), saiu da praça do Aniceto e percorreu as ruas do bairro.


Juntos com os estandartes do Orixá Ogum e do terreiro CEU Ogum 7 Espadas, os adeptos, crentes e simpatizantes levaram a Fé e o Axé do Santo por onde passavam...


A curimba engrossada pelo maracatu Pedra de Fogo de Araraquara sustentou o toque, o ritmo e as tradições culturais de matrizes africanas em nosso país...


O povo de santo ocupando o espaço público espalhou o Axé do Orixá por onde passava... A força dos pontos cantados renovou a Fé e levou alegria a toda a população do bairro.


Verdadeira demonstração de união e amor pela religião, a 2ª Procissão de Ogum reuniu as famílias e irmãos de Fé! 


A emocionante entrada da imagem no terreiro...


A recepção das filhas de santo...


A chegada do Senhor Ogum 7 Espadas, protetor, mestre e padroeiro do templo...


Após o término da consagração e dos rituais religiosos, uma deliciosa feijoada de Ogum foi servida a todos os participantes... Além do Dia de Ogum, também foi comemorado o Aniversário de 10 Anos do Centro Espírita de Umbanda Ogum 7 Espadas.


Uma bela confraternização dos crentes e filhos de santo, mostrou que a Umbanda é uma Religião séria! Que só promove o Bem! Que merece respeito! Que não discrimina, que aceita a diversidade, e que tem muito a ensinar para nossa sociedade!


Que Pai Ogum, São Jorge Guerreiro, nos proteja e abra nossos caminhos!

Patacori Ogun yê!!! 

domingo, 26 de março de 2017



DIA DE OGUM


A Câmara Municipal de Guaíra aprovou por unanimidade, na reunião extraordinária realizada no dia 21 de março de 2017 (terça-feira), o Projeto de Lei Nº 02, indicado pela presidente da Câmara Doutora Ana Beatriz Coscrato Junqueira, que institui no calendário municipal o "DIA DE OGUM - Valorização da Cultura Afro-Brasileira", a ser comemorado anualmente no dia 23 de Abril.



"Este projeto de lei tem a finalidade de reconhecer oficialmente no calendário do Estado de São Paulo, o " Dia de Ogum"; orixá de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, que constitui símbolo da descendência africana presente em cada brasileiro. Essa manifestação religiosa é realizada há mais de 300 anos em nosso Estado; trazida pelos afrodescendentes que aqui chegaram como escravos, viveram e nos ensinaram a riqueza de sua cultura. Por tais razões culturais, dia 23 de Abril comemora-se o dia de Ogum. Orixá da Lei e da Ordem. Senhor do aço. Ogum é guerreiro, general destemido e estratégico, defensor dos desamparados que o procuram para abrir caminhos." - Diz o texto do projeto da vereadora Dra. Bia Junqueira.


Ogum no sincretismo afro-brasileiro é cultuado também como São Jorge! Por isso este dia comemorativo não é exclusivo dos seguidores das religiões de matriz africana, mas sim de toda sociedade brasileira formada pela mistura de culturas e crenças de diversas parte do mundo como, por exemplo, a África e a Europa. 

Unidos em nome de Ogum, representantes de entidades como o CMCN - Conselho Municipal da Comunidade Negra e irmãos de diferentes casas e terreiros de Umbanda e demais cultos de matriz africana, estiveram presentes na câmara municipal para prestigiar e apoiar a aprovação da Lei.