DIA DE OGUM
A Câmara Municipal de Guaíra aprovou por unanimidade, na reunião extraordinária realizada no dia 21 de março de 2017 (terça-feira), o Projeto de Lei Nº 02, indicado pela presidente da Câmara Doutora Ana Beatriz Coscrato Junqueira, que institui no calendário municipal o "DIA DE OGUM - Valorização da Cultura Afro-Brasileira", a ser comemorado anualmente no dia 23 de Abril.
"Este projeto de lei tem a finalidade de reconhecer oficialmente no calendário do Estado de São Paulo, o " Dia de Ogum"; orixá de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, que constitui símbolo da descendência africana presente em cada brasileiro. Essa manifestação religiosa é realizada há mais de 300 anos em nosso Estado; trazida pelos afrodescendentes que aqui chegaram como escravos, viveram e nos ensinaram a riqueza de sua cultura. Por tais razões culturais, dia 23 de Abril comemora-se o dia de Ogum. Orixá da Lei e da Ordem. Senhor do aço. Ogum é guerreiro, general destemido e estratégico, defensor dos desamparados que o procuram para abrir caminhos." - Diz o texto do projeto da vereadora Dra. Bia Junqueira.
Ogum no sincretismo afro-brasileiro é cultuado também como São Jorge! Por isso este dia comemorativo não é exclusivo dos seguidores das religiões de matriz africana, mas sim de toda sociedade brasileira formada pela mistura de culturas e crenças de diversas parte do mundo como, por exemplo, a África e a Europa.
Unidos em nome de Ogum, representantes de entidades como o CMCN - Conselho Municipal da Comunidade Negra e irmãos de diferentes casas e terreiros de Umbanda e demais cultos de matriz africana, estiveram presentes na câmara municipal para prestigiar e apoiar a aprovação da Lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário